Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE HIDROSTÁTICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL

Palavra-chaves: HIDROSTÁTICA, PISCINA, INTERDISCIPLINARIDADE, ESPAÇO NÃO-FORMAL Pôster (PO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Este resumo trata de uma proposta de ensino de Hidrostática envolvendo professores de Física e Educação Física, atuando juntos em uma piscina, considerada como um espaço não-formal de ensino, buscando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem que contribua para a formação de um cidadão em pleno exercício da cidadania. A Hidrostática é a parte da Física que estuda o equilíbrio dos fluidos. Percebe-se que, geralmente, é trabalhada ao final do 1º ano do Ensino Médio, onde os alunos já demonstram um cansaço natural devido as atividades acadêmicas realizadas durante todo o ano. Utilizar a piscina e a parceria com o professor de Educação Física pode trazer uma motivação maior para esses alunos. A proposta aqui divulgada é dividida em três etapas: a primeira sendo realizada dentro de sala de aula, discutindo as bases que serão utilizadas durante todo o trabalho e estudando alguns aspectos da história; no segundo momento, os alunos iriam a piscina e realizariam uma serie de atividades, a fim de entender os conceitos de empuxo, densidade e massa específica; no terceiro momento, novamente em sala de aula, propõe-se uma discussão dos resultados obtidos na piscina e construção de um texto para que sirva de material didático em momentos futuros. Este é um projeto ainda em andamento e espera-se aplicar e relatar tais resultados a fim de divulgar para a comunidade interessada discutindo possíveis soluções e ferramentas didática-pedagógicas que podem favorecer a compreensão dos conteúdos de Física para o jovem cidadão.

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