A recorrente evasão dos alunos em cursos ligados às ciências exatas, em função da deficiência nas disciplinas de matemática e física do ensino básico, é motivo para diversos grupos dentro de instituições de ensino superior, buscarem alternativas didáticas para extinguir esse problema. O Capítulo Estudantil IEEE da Power and Energy Society da Universidade Federal de Campina Grande, por meio do projeto mundial Renewable Engineering in Schools e de uma metodologia própria, incentiva a entrada de alunos do ensino médio da rede pública de ensino em cursos de engenharia, assim como, propicia o ensino - aprendizagem de conteúdos defasados de matemática, química e física de forma interativa, somando aulas práticas e teóricas, com o auxílio de kits educacionais. Esses kits permitem a montagem de pequenos sistemas, alimentados por alguma forma de energia renovável e limpa, o que possibilita um ensino dinâmico a partir do funcionamento desses sistemas. A metodologia desenvolvida, o planejamento e a execução, bem como, as perspectivas futuras e os principais resultados obtidos nas escolas que receberam as oficinas de energias renováveis no ano de 2017, compõem este trabalho.