Desde a Grécia Antiga, os filósofos buscavam responder às perguntas acerca da origem do ar, e tudo o que existia no planeta. Tales de Mileto foi o primeiro a afirmar que toda a matéria tinha por essência a água. Já Empédocles teria sido o primeiro a propor que toda matéria seria composta por quatro elementos: água, terra, fogo e ar. Os conhecimentos químicos auxiliam o ser humano a fazer um melhor aproveitamento dos materiais e a viver melhor, sem prejudicar nem destruir o meio ambiente. A inclusão da História da Ciência no ensino tem razões fundamentadas na Filosofia e Epistemologia e a própria concepção de ciência adotada interfere na seleção e abordagem dos conteúdos. A presente pesquisa é um estudo de caso de natureza quali-quantitativa, onde 30 alunos do 9º ano de uma escola estadual da cidade de Areia-PB foram os protagonistas da pesquisa. Inicialmente foi apresentada aos alunos a trajetória dessa pesquisa e em seguida foi aplicado um questionário que tinha por finalidade coletar informações para um levantamento das concepções prévias dos alunos acerca da Química. O presente artigo relata a importância da utilização da história da Química no ensino de Química na educação básica, em específico em uma turma do 9º ano. É possível afirmar que a metodologia de estudo de casos é uma ferramenta muito importante, portanto os professores podem desfrutar dessa ferramenta em sala de aula, para obter resultados numa concepção de ensino que é denominada diferente do método tradicional.