Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MORFOLOGIA DE PEIXES: A EFICÁCIA DO TUTOR NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)

Palavra-chaves: ENSINO EFICAZ, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, CURSO DE FÉRIAS, TUTOR Comunicação Oral (CO) AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química
0 of 0
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43233 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 432 "titulo" => "MORFOLOGIA DE PEIXES: A EFICÁCIA DO TUTOR NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)" "resumo" => "Com o objetivo de se conhecer a percepção dos dois principais intervenientes do processo ensino e aprendizagem acerca do significado de “bom professor”, consubstanciado, na prática, pelas características do professor eficaz, efetuou-se um estudo que socializa aspectos da eficácia do tutor na aprendizagem por resolução de problemas (PBL) em um Curso de Féria (CF) no interior do Pará. A metodologia de abordagem é qualitativa com características de estudo de caso. Utilizou-se de observações, registro de campo, fotográficos e áudio visual. As análises apoiam-se nas delimitações de eficácia/pericia do professor, combinados com a teoria da problematização, conforme as etapas definidas no Arco de Maguerez. Como resultados pode-se inferir a eficácia do Tutor no CF que se destaca na dinâmica de condução das atividades de resolução de problemas. Para além desse olhar é necessário investigar os fatores relacionados a eficácia docente nos diferentes ambientes de ensino e aprendizagem.Com o objetivo de se conhecer a percepção dos dois principais intervenientes do processo ensino e aprendizagem acerca do significado de “bom professor”, consubs" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "ENSINO EFICAZ, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, CURSO DE FÉRIAS, TUTOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID432_13042018011931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELO ABENI BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ABENI" "autor_email" => "abeni3@gmail.com" "autor_ies" => "UFPA/PPGECM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43233 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 432 "titulo" => "MORFOLOGIA DE PEIXES: A EFICÁCIA DO TUTOR NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)" "resumo" => "Com o objetivo de se conhecer a percepção dos dois principais intervenientes do processo ensino e aprendizagem acerca do significado de “bom professor”, consubstanciado, na prática, pelas características do professor eficaz, efetuou-se um estudo que socializa aspectos da eficácia do tutor na aprendizagem por resolução de problemas (PBL) em um Curso de Féria (CF) no interior do Pará. A metodologia de abordagem é qualitativa com características de estudo de caso. Utilizou-se de observações, registro de campo, fotográficos e áudio visual. As análises apoiam-se nas delimitações de eficácia/pericia do professor, combinados com a teoria da problematização, conforme as etapas definidas no Arco de Maguerez. Como resultados pode-se inferir a eficácia do Tutor no CF que se destaca na dinâmica de condução das atividades de resolução de problemas. Para além desse olhar é necessário investigar os fatores relacionados a eficácia docente nos diferentes ambientes de ensino e aprendizagem.Com o objetivo de se conhecer a percepção dos dois principais intervenientes do processo ensino e aprendizagem acerca do significado de “bom professor”, consubs" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "ENSINO EFICAZ, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, CURSO DE FÉRIAS, TUTOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID432_13042018011931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELO ABENI BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ABENI" "autor_email" => "abeni3@gmail.com" "autor_ies" => "UFPA/PPGECM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Com o objetivo de se conhecer a percepção dos dois principais intervenientes do processo ensino e aprendizagem acerca do significado de “bom professor”, consubstanciado, na prática, pelas características do professor eficaz, efetuou-se um estudo que socializa aspectos da eficácia do tutor na aprendizagem por resolução de problemas (PBL) em um Curso de Féria (CF) no interior do Pará. A metodologia de abordagem é qualitativa com características de estudo de caso. Utilizou-se de observações, registro de campo, fotográficos e áudio visual. As análises apoiam-se nas delimitações de eficácia/pericia do professor, combinados com a teoria da problematização, conforme as etapas definidas no Arco de Maguerez. Como resultados pode-se inferir a eficácia do Tutor no CF que se destaca na dinâmica de condução das atividades de resolução de problemas. Para além desse olhar é necessário investigar os fatores relacionados a eficácia docente nos diferentes ambientes de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.