A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo observar como o uso de materiais didáticos de manipulação pode contribuir com o desenvolvimento de conceitos matemáticos num laboratório de matemática inserido em um Museu de Ciência. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido em forma de pesquisa qualitativa. A pesquisa foi realizada através da participação do autor no Programa de Apoio à Formação e ao Ensino no Município de Campina Grande-PB (PROAFE), no qual o mesmo atuava como monitor de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) inserido em um Museu de Ciência e Tecnologia recebendo alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas da cidade em que o museu pertencia. O programa formou-se através de uma parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba, Secretaria de Educação e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (ambas do município de Campina Grande- PB). No decorrer da pesquisa identificamos várias concepções sobre o uso de Materiais Didáticos de Manipulação (MDM), perceberam-se algumas limitações tais como a sugestão que o professor não o use em todas as aulas ou conteúdos, muito menos deve usá-lo sem um planejamento prévio. No decorrer da atuação como monitor do LEM, chegamos à conclusão de que é possível ministrarmos aulas nesse ambiente, contudo, o mesmo se diferencia de um Laboratório convencional devido a alguns aspectos dos quais está inserido em uma dinâmica de museu. No mais a pesquisa aqui apresentada tornou-se o trabalho de conclusão de curso do autor.