O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica no Brasil, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. A problemática em que se insere esta pesquisa está relacionada aos baixos rendimentos do IDEB em matemática de 11 escolas dos anos finais do ensino fundamental da cidade do Natal/RN (G11). Com o objetivo de motivar os seus principais atores (professores de matemática e estudantes), foi realizada uma Gincana de Matemática na Escola Municipal Francisca Ferreira com uso de Kits Educacionais com ênfase nas unidades temáticas: Álgebra, geometria, grandezas e medidas. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de diferentes estratégias (jogos matemáticos e resolução de problemas), na elaboração dos problemas/desafios com base nas habilidades do 6o ao 9o ano da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conforme critérios de construção dos desafios, segundo Pólya e a importância do conhecimento prévio proposto por Ausubel. O processo metodológico, deu início com uma oficina de 8 horas na capacitação dos professores convidados do G11, para o uso dos Kits Educacionais, organização da Gincana e principalmente na elaboração dos problemas/desafios. Após a Gincana foram analisados os questionários online aplicados com os participantes, constatou-se a forma prazerosa pelo uso dos Kits (inovadora e contextualizada) e o aumento da motivação dos estudantes na discussão dos assuntos abordados. Conclui-se que a experiência foi exitosa para professores e estudantes, devendo a mesma se repetir nas demais escolas do G11, esperando com isso nas próximas avaliações do IDEB melhores resultados.