O trabalho apresenta a seguinte problemática: Como os conceitos matemáticos são trabalhados com os alunos cegos? E, de que forma o DOSVOX pode ser uma ferramenta no processo da compreensão? A metodologia trabalhada foi uma entrevista semiestruturada com um aluno cego, para sabermos se ele enfrentou dificuldades no processo de aprendizagem da matemática, se sim, quais dificuldades foram essas e se o DOSVOX lhe auxiliou quando ele teve contato com a disciplina e no desenvolvimento de tarefas relacionadas a matemática. Assim a pesquisa é de cunho qualitativa, de abordagem do estudo de caso que trouxe para o debate o dizer de um entrevistado cego sobre seu processo de inclusão na disciplina de matemática. Na analise dos dados, percebemos que o entrevistado enfrentou muitas dificuldades quando estudou a disciplina, pois não tinha materiais acessíveis e porque o professor não tinha uma metodologia para trabalhar matemática com ele, e o DOSVOX veio lhe auxiliar na realização dessas, pois o software possui programas específicos para tais realizações. Conclui-se então que o auxílio de tecnologias assistivas tornou o processo de aprendizagem mais fácil e possibilitou ao aluno a realização de tarefas matemáticas que antes sem o auxílio dele ele não conseguia realizar.