PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE EDUCANDOS CEGOS: O USO DO DOSVOX NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NA MATEMÁTICA.
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43319 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 447 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE EDUCANDOS CEGOS: O USO DO DOSVOX NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NA MATEMÁTICA." "resumo" => "O trabalho apresenta a seguinte problemática: Como os conceitos matemáticos são trabalhados com os alunos cegos? E, de que forma o DOSVOX pode ser uma ferramenta no processo da compreensão? A metodologia trabalhada foi uma entrevista semiestruturada com um aluno cego, para sabermos se ele enfrentou dificuldades no processo de aprendizagem da matemática, se sim, quais dificuldades foram essas e se o DOSVOX lhe auxiliou quando ele teve contato com a disciplina e no desenvolvimento de tarefas relacionadas a matemática. Assim a pesquisa é de cunho qualitativa, de abordagem do estudo de caso que trouxe para o debate o dizer de um entrevistado cego sobre seu processo de inclusão na disciplina de matemática. Na analise dos dados, percebemos que o entrevistado enfrentou muitas dificuldades quando estudou a disciplina, pois não tinha materiais acessíveis e porque o professor não tinha uma metodologia para trabalhar matemática com ele, e o DOSVOX veio lhe auxiliar na realização dessas, pois o software possui programas específicos para tais realizações. Conclui-se então que o auxílio de tecnologias assistivas tornou o processo de aprendizagem mais fácil e possibilitou ao aluno a realização de tarefas matemáticas que antes sem o auxílio dele ele não conseguia realizar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "DOSVOX, TAREFAS MATEMÁTICAS, CEGOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID447_26042018114243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICILENE FERREIRA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "LENE MONTEIRO" "autor_email" => "lenemonteiro1996@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43319 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 447 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE EDUCANDOS CEGOS: O USO DO DOSVOX NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NA MATEMÁTICA." "resumo" => "O trabalho apresenta a seguinte problemática: Como os conceitos matemáticos são trabalhados com os alunos cegos? E, de que forma o DOSVOX pode ser uma ferramenta no processo da compreensão? A metodologia trabalhada foi uma entrevista semiestruturada com um aluno cego, para sabermos se ele enfrentou dificuldades no processo de aprendizagem da matemática, se sim, quais dificuldades foram essas e se o DOSVOX lhe auxiliou quando ele teve contato com a disciplina e no desenvolvimento de tarefas relacionadas a matemática. Assim a pesquisa é de cunho qualitativa, de abordagem do estudo de caso que trouxe para o debate o dizer de um entrevistado cego sobre seu processo de inclusão na disciplina de matemática. Na analise dos dados, percebemos que o entrevistado enfrentou muitas dificuldades quando estudou a disciplina, pois não tinha materiais acessíveis e porque o professor não tinha uma metodologia para trabalhar matemática com ele, e o DOSVOX veio lhe auxiliar na realização dessas, pois o software possui programas específicos para tais realizações. Conclui-se então que o auxílio de tecnologias assistivas tornou o processo de aprendizagem mais fácil e possibilitou ao aluno a realização de tarefas matemáticas que antes sem o auxílio dele ele não conseguia realizar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "DOSVOX, TAREFAS MATEMÁTICAS, CEGOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID447_26042018114243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICILENE FERREIRA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "LENE MONTEIRO" "autor_email" => "lenemonteiro1996@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }