No Brasil, as principais reservas de petróleo e gás natural são encontradas em campos de exploração offshore, distantes das refinarias e centros de distribuição, produzindo o desafio tecnológico de transportar hidrocarbonetos por longas distâncias em condições de serviços severas. Por isso, o desenvolvimento de materiais e processos de fabricação que atendam os pré-requisitos de segurança e produtividade da indústria nacional são indispensáveis para a construção de oleodutos e gasodutos. Visando contribuir com estudos sobre os processos de soldagem destas tubulações, foi avaliado neste trabalho a influência de defeitos presentes em juntas soldadas pelo processo de soldagem manual por eletrodo revestido (SMAW) no aço API 5L X80 utilizado em dutos de petróleo e gás natural. As chapas foram soldadas nas posições planas e verticais ascendentes, onde destas foram usinados corpos de prova para a caracterização mecânica do estudo através do ensaio de tração. Durante estes ensaios, os corpos de provas que apresentavam descontinuidades na solda sofreram intensa redução na tenacidade e rompimento na região de metal de solda. Além disso, os corpos de provas que apresentaram a fratura fora da região do metal de solda, mostraram um aspecto ovalizado, indicando um comportamento anisotrópico do aço.