O presente artigo relata uma abordagem metodológica efetuada na cidade de Areia- PB, cujo objetivo foi abordar uma das funções de Química Orgânica, Função Álcool, contendo aspectos do enfoque CTSA utilizando situação-problema. Uma situação-problema pode ser definida como uma situação em que o sujeito não tem meios para respondê-la ao início. Após a busca por novas informações e as indagações, levantamento de hipóteses e ultrapassagem do obstáculo imposto, o mesmo consegue efetuar uma aprendizagem significativa. A proposta aqui relatada foi composta por 04 etapas: Aula ministrada acerca das Funções Orgânicas, enfatizando aquela que foi objeto do nosso estudo; Realização de oficina de representação de moléculas por meio do software Chemsketch, onde os alunos efetuaram a construção de moléculas, permitindo a visualização dos modelos em duas e três dimensões; Apresentação da situação-problema possibilitando debate entre os integrantes de cada grupo na busca de hipóteses que pudessem solucionar tal questão; Visita à um Engenho de Cana de Açúcar da cidade onde possibilitou a conscientização dos alunos diante da importância histórica, social, econômica e turística, como também a preocupação ambiental que o engenho apresentava. A avaliação da proposta foi efetuada com relação às respostas dadas à situação-problema e através da produção textual na qual reafirmaram a importância do Engenho para o contexto CTSA.