Resumo: O estudo da percepção ambiental é relevante para a elaboração de ações em Educação Ambiental voltadas para as temáticas de maior necessidade para determinados grupos. Além disso, ações em Educação Ambiental com uso de ferramentas lúdicas, principalmente para estudantes de ensino fundamental, permitem uma melhor compreensão do conteúdo exposto. O objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção ambiental e realizar intervenção didática, com uso de ferramenta lúdica como estratégia para inserir o processo de Educação Ambiental. Como procedimento metodológico, utilizou-se um questionário constituído por 10 questões, sendo 8 itens em escala de Likert, com cinco níveis de respostas e duas questões abertas, e após a aplicação do questionário, uma intervenção com os estudantes, com elaboração de maquetes como ferramenta lúdica proposta, participaram da pesquisa 46 alunos. Os resultados reportaram que 40,0% discordam sobre nossa necessidade de água ser maior do que a dos animais, 54,3% tem conhecimento da crise de água que a cidade de Campina Grande passava, 98,4% considera importante a preservação do meio ambiente e, 54,3% afirmaram que os professores ensinam sobre economia de água. Entretanto, cerca de metade dos alunos não se consideraram responsáveis pela crise de água da cidade e nem se consideram agentes poluidores dos rios/açudes da cidade. A prática didática em Educação Ambiental, desenvolvida com o uso da lúdicidade, instigou-os a construir cidades contaminadas e não contaminadas, em maquetes. Eles têm conhecimento sobre os recursos hídricos e os problemas relacionados a eles em sua cidade, todavia, não se reconhecem como agentes causadores desses problemas. Diante do exposto considera-se necessário inserção de ações em Educação Ambiental e o uso de ferramentas lúdicas revela ser ferramenta didática com efeitos significativos na sensibilização do tema.