Apresenta-se aqui uma sugestão metodológica para a disciplina de Matemática que incorpora Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), Escrita Discursiva e Trabalho Colaborativo. Participaram do trabalho 25 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Itaperuna no estado do Rio de Janeiro.A turma foi dividida em grupos de cinco elementos. Foi proposta uma atividade em que os educandos deveriam identificar uma função que expressasse a curvatura da cobertura da piscina da escola. Na Plataforma Moodle foram criadas salas virtuais onde cada um teve acessoao fórum de discussão de seu grupo paradiscutir possíveis maneiras de resolver o problema. O objetivo do trabalho além de apresentar a metodologia foi de analisar/ explorar/ interpretar/ entender como ocorreu o processo cognitivo da Matemática durante a realização da tarefa. A coleta e análise dos dados foram obtidos à luz da abordagem qualitativa, por meio da análise documental das interações nos fóruns de discussões. A apreciação das produções escritas permitiu-nos observar a elaboração de várias estruturas para resolução e a presença de procedimentos e algoritmos para a resolução comum dos diversos grupos. Durante os diálogos se viu uma evolução das ideias envolvendo a matemática que estava sendo trabalhada, impulsionadas pela troca de informações.