A Astronomia é a ciência que busca estudar diversos fenômenos do vasto universo desde a determinação de órbitas e satélites ao redor da Terra à busca por uma explicação plausível de como o Universo surgiu e como se desempenharam suas fases de evolução. No Ensino Médio, os PCNEM indicam que essa ciência deve introduzida na disciplina de Física, no eixo constituído “Universo, Terra e Vida”. Buscando uma alternativa de trabalhar com metodologia diferenciada de quadro, giz e livro didático, foi elaborado e executado um projeto entre 20 alunos de um 1° ano de uma escola pública, na cidade de Bonito de Santa Fé/PB, o qual teve a Astronomia como temática, com intuito verificar se a fuga das aulas tradicionais auxiliaria no ensino e aprendizagem desse componente curricular.
Os resultados indicam que o estudo da Astronomia é um grande recurso pedagógico pela possibilidade de contribuir com o ensino-aprendizagem, tendo proporcionado diálogos entre os conteúdos curriculares e as vivencias individuais dos educandos como também dos educadores, ocorrendo uma troca conhecimento. A construção de maquetes, relógio solar e foguetes para lançamento proporcionou aos discentes desafios e protagonismo, onde estes se viram motivados, inclusive, a realizar pesquisa extraclasse. Concluímos que metodologias diferenciadas e a busca por um ensino contextualizado podem ser ferramentas poderosas para diminuir frases corriqueiramente ditas como “Isso é muito difícil” ou “Isso não irá servir de nada na minha vida”, passando a trazer maior prazer às ações de ensinar e aprender Física.