AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O ENSINO DE FÍSICA
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42940 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 569 "inscrito_id" => 1512 "titulo" => "AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O presente artigo é um extrato de uma dissertação de mestrado cujo objetivo é destacar aspectos que vão de encontro ao ensino de Física, historicamente presente nos espaços formais o qual, em sua maioria, estão voltados às aulas mecanicistas/tradicionais, onde o ato de ensinar é posto somente de forma teórica, preocupando-se apenas aos cálculos matemáticos, sem considerar o conhecimento prévio que o aluno possui independente de sua faixa etária. Como recurso metodológico foi desenvolvido um levantamento bibliográfico em quatro periódicos da área, no período de 2000 a 2014, de modo a investigar a influência das atividades experimentais com o auxílio da transposição didática para o ensino de Física, analisando os fatores que tornam essas práticas relevantes ao ensino em todos os níveis de educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID1512_01062018122016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTTOR TAKESHI" "autor_nome_curto" => "YANO" "autor_email" => "takeshi@uepa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42940 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 569 "inscrito_id" => 1512 "titulo" => "AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O presente artigo é um extrato de uma dissertação de mestrado cujo objetivo é destacar aspectos que vão de encontro ao ensino de Física, historicamente presente nos espaços formais o qual, em sua maioria, estão voltados às aulas mecanicistas/tradicionais, onde o ato de ensinar é posto somente de forma teórica, preocupando-se apenas aos cálculos matemáticos, sem considerar o conhecimento prévio que o aluno possui independente de sua faixa etária. Como recurso metodológico foi desenvolvido um levantamento bibliográfico em quatro periódicos da área, no período de 2000 a 2014, de modo a investigar a influência das atividades experimentais com o auxílio da transposição didática para o ensino de Física, analisando os fatores que tornam essas práticas relevantes ao ensino em todos os níveis de educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID1512_01062018122016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTTOR TAKESHI" "autor_nome_curto" => "YANO" "autor_email" => "takeshi@uepa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }