Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A ATUAÇÃO DOS DOCENTES DE QUÍMICA: UMA REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: DOCENTE, ATUAÇÃO PROFISSIONAL, INSTITUIÇÃO DE ENSINO Comunicação Oral (CO) AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Muitos são os motivos que podem levar a falta de interesse do graduando pela carreira docente, principalmente para a sua atuação no meio acadêmico. Entre tantos fatores, os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura tem sido uma das causas de tais escolhas por parte dos estudantes. A literatura afirma que, os projetos políticos pedagógicos dos cursos devem ser elaborados de forma que seu conteúdo possa de certa forma refletir que tipo de profissional se pretende formar. Os projetos pedagógicos devem entender e refletir o tipo de profissional que está se formando ou deseja formar, se baseando em outros projetos políticos pedagógicos, ou seja, os projetos na maioria das vezes estão saturados e desatualizados para a formação deste tipo de profissional. Com isso, tem-se um grande resultado negativo do profissional em relação à atuação, e, isso tem sido uma dos grandes problemas enfrentados por instituições de ensino, principalmente as públicas. Diante de tais fatos comentados e analisados, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar a atuação de docentes no ensino público do município de Soledade-PB. Com objetivo de obter informações a respeito da atuação docente na rede pública estadual, foram avaliados 13 professores inseridos na rede estadual de Ensino do município de Soledade. A escolha dos professores entrevistados deu-se a partir de dados expostos na literatura em relação à formação e atuação docente no ensino público no Brasil. Resultados de atuação dos professores em sala de aula, meio de contratação e motivação foram avaliados.

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