O presente trabalho tem como intuito compartilhar viv?ncias pedag?gicas experienciadas nas aulas de L?ngua Portuguesa e Literatura Brasileira, em diferentes per?odos do Ensino T?cnico M?dio do Instituto Federal Sul-rio-grandense ? Campus Pelotas. A din?mica se d? a partir da leitura do conto Os an?es da escritora Veronica Stigger, que funciona como gatilho questionador de valores normatizados socialmente e, por conseguinte, refletir sobre um conceito t?o caro ? contemporaneidade: empatia. Dada essa reflex?o de sentidos os educandos criam express?es textuais que exploram criticamente, a partir da linguagem audiovisual, conceitos como liberdade, preconceito, medo, resist?ncia, entre tantos poss?veis. Sempre buscando o protagonismo do educando, que ocupa uma posi??o aut?noma no processo; sendo o ator principal no planejamento, na a??o, na avalia??o e na apropria??o dos resultados do trabalho que realiza. A pr?tica tem como prop?sito explorar diferentes narratividades do cotidiano, despertando olhares sens?veis sobre o outro, sobre o mundo que nos cerca.