A defici?ncia visual ? definida como a diminui??o da resposta visual, podendo ser leve, moderada, severa ou profunda, compondo um grupo de vis?o subnormal ou baixa vis?o, ou aus?ncia total da resposta visual, constituindo a cegueira. Os alunos com defici?ncia visual s?o capazes de utilizar os demais ?rg?os do sentido para aprender, com isso apresentam o mesmo potencial de aprendizagem que alunos com vis?o normal. Frente ? dificuldade de constru??o atrav?s da escrita em papel e ao entendimento do conte?do de distribui??o eletr?nica, elaborou-se uma proposta l?dica para ensinar o Diagrama de Linus Pauling em turmas do 1? ano do ensino m?dio na disciplina de qu?mica, com alunos deficientes visuais inclusos. Sendo assim, essa pesquisa foi desenvolvida tendo como objetivo auxiliar o ensino e aprendizagem do sistema de distribui??o eletr?nica atrav?s do Diagrama de Linus Pauling adaptado. Apesar das car?ncias estruturais do material o resultado do seu uso foi satisfat?rio.