Este artigo apresenta os resultados parciais do Projeto de Pesquisa ?Mem?ria Digital - Digitaliza??o da cole??o completa do Jornal Di?rio Popular?- vinculado aos cursos de Design do Centro de Artes da UFPel. Neste, investiga-se algumas propagandas da empresa The Rio Grandense Light & Power com o foco no p?blico feminino verificando tanto os aspectos gr?ficos ? a partir dos Fundamentos do Design e dos Estudos de G?nero ? quanto os textuais e comportamentais ditados ao p?blico feminino nesse per?odo hist?rico. Com o estudo verificou-se que a publicidade impressa criou e refor?ou uma imagem restritiva para as mulheres consumidoras desse per?odo ? uma vez que ? percept?vel a desigualdade do papel social atribu?do a elas em tais pe?as. Ainda que se fa?a as devidas contextualiza??es hist?ricas, torna-se necess?rio voltar os olhos para o passado com vistas em poss?veis e desej?veis interfer?ncias no presente ? acreditando que nada seja imut?vel.