Este trabalho se baseia nos estudos Queer e estudos culturais que se institucionalizou na d?cada de 90 com o intuito de questionar a heteronormatividade e propor novas reflex?es.
A escola como um espa?o de reflex?es n?o abordava at? ent?o ?s diferen?as, a preocupa??o de alargar o debate em torno das diferen?as no interior escolar surge principalmente durante a aprova??o dos PME?s-Plano Municipal de educa??o, professores, gestores e sociedade civil mostra grandes preocupa??es na inser??o da pauta de g?nero e sexualidade.
Diante da realidade em que vivemos o Re(ex)sist?ncia LGBT programa de extens?o da Universidade Federal do oeste da Bahia em seu interior criou o curso de pr?-enem para pessoas LGBT?s com o intuito de reestabelecer o contato dessas pessoas com os espa?os escolares e criar um espa?o de afeto que outrora lhes fora negado pelo modelo tradicional das escolas.
Atrav?s do relato de experi?ncia dos bolsistas coordenadores do curso de pr?-enem este artigo vem expor como o curso tornou-se um espa?o de recep??o e afetividade para os LGBT?s do oeste da Bahia.Apresentaremos dados e discutiremos a import?ncia das pol?ticas p?blicas e a??es afirmativas especificas e direcionadas para pessoas que historicamente s?o subalternizadas por conta da sua sexualidade.