Nos últimos anos temos observado mudanças significativas nas relações sociais e nas
comunicações geradas pelas tecnologias, e em um mundo cada vez mais informatizado, vivemos
um tempo em que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano. Esse mundo tecnológico
favoreceu a ligação entre os mais diversos pontos do globo, facilitando também a divulgação do
conhecimento e da ciência. Nós professores de Geografia, que integramos a escola, e, somos os
responsáveis por mediar o conhecimento dessa disciplina, que leva em consideração e têm em
sua essência, tratar das dinâmicas globais e locais da natureza e as promovidas pelo homem,
como podemos ensiná-la se utilizando dessas tecnologias que surgem? Para este trabalho, fruto
de uma experiência realizada no Estágio Curricular Supervisionado I do curso de Geografia da
UFCG, mostramos a experiência da utilização da Realidade Virtual como uma nova proposta na
mediação dos conhecimentos geográficos, a exemplo, o estudo das paisagens que compõem o
mundo. Partimos da necessidade de se refletir sobre contextualização da teoria com a prática,
dos conteúdos com a realidade e necessidade do aluno, e por conseguinte da motivação do
mesmo para que este se torne coautor de seu processo formativo.