FIDELIS, Ingrid Heloisa Guimarães et al.. . Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/39128>. Acesso em: 22/11/2024 09:45
O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência vivenciada numa escola municipal, localizada na cidade de Campina Grande – PB, cujo público alvo foi alunos do 9º ano da modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA). A experiência consistiu na utilização de atividades práticas ou oficinas como alternativa para o ensino de ciência na EJA. As atividades práticas ou oficinas podem ser consideradas um método eficiente no processo de ensino-aprendizagem, pois valoriza a construção do conhecimento, baseadas em situações dinâmicas do dia a dia, onde há uma correlação envolvida entre a prática e a teoria. Para a execução dessas práticas, é necessário considerar o cotidiano dos estudantes, na escolha do tema a ser trabalhado. Nesta perspectiva, desenvolveu-se uma sequência didática titulada por “O Que e Stand by? O Uso Consciente dos Eletrodomésticos”, que fora elaborada com o intuito de conscientizar o consumo de energia elétrica nos aparelhos que consomem em modo stand by, além disso, fizemos leituras complementares a fim de enriquecer a pesquisa. A meta principal desta atividade consistia na conscientização para o uso racional da energia elétrica, e na antevisão na hora de comprar o eletrodoméstico correto, fazendo assim com que os educandos economizem a energia e aprendam uma forma adequada de utilizá-la.