Os temas transversais são considerados como os grandes temas apresentados e discutidos pela sociedade. Estes abordam distintas temáticas a fim de levar ao cotidiano escolar conhecimentos para que os alunos sejam capazes de se posicionarem criticamente na sociedade diante de determinadas situações. Este trabalho abordou o conteúdo dança e o tema transversal meio ambiente com objetivo de trabalhar a percepção corporal, a cultura local e alguns problemas presentes no meio onde vivem os alunos, a dança e o tema transversal meio ambiente foram fundamentais para o desenvolvimento omnilateral. As atividades foram desenvolvidas na Escola Deputado Petrônio de Figueiredo com os alunos do ensino fundamental I com alunos de faixa etária entre seis e oito anos do primeiro e segundo ano, através de intervenções do PIBID-Educação Física. Desenvolveram-se durante toda a intervenção, várias atividades relacionadas ao meio ambiente e ao conteúdo dança como: leitura de histórias relacionadas com o meio ambiente limpo e saudável, dança com a utilização de canções temáticas, percepção corporal através da dança, entre outras. Durante a realização das atividades propostas foi verificado o despertar do interesse dos alunos quanto à questão ambiental através das atividades propostas e do feedback ao final de cada aula; foi comum o envolvimento do alunado durante as discussões no momento de exposição do tema a partir de relatos sobre o lixo, a água, a vegetação e os animais presentes no dia a dia de cada um, além de vivenciar algumas danças presentes no contexto regional da escola. Através dos resultados alcançados é possível perceber que o tema transversal possibilitou uma vivência de situações que enriquece o desenvolvimento da criança, desde os anos iniciais de sua vida escolar, como indivíduo na sociedade em que vive.