Este artigo é resultado da apresentação dos resultados de práticas desenvolvidas no contexto da atuação no Subprojeto Geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID/UEPB. As práticas realizadas foram planejadas e trabalhadas no âmbito das aulas da disciplina de Geografia em turma de 2°ano do ensino médio, na Escola Estadual Professor Itan Pereira, localizada no bairro de Bodocongó, na cidade de Campina Grande-PB. As propostas desenvolvidas tiveram como objetivos levar os alunos a construírem compreensões significativas sobre os impactos ambientais urbanos no Brasil e também a estabelecerem problematizações acerca da questão energética referente tanto a eletricidade quanto aos biocombustíveis. Para a construção dessas propostas, foram realizadas pesquisas bibliográficas e tomando como embasamento principal as técnicas da pesquisa colaborativa. Foram desenvolvidas análises de notícias e charges, produções textuais, debates, confecção de cartazes pedagógicos e também produções audiovisuais planejadas e executadas pelos próprios alunos, que se envolveram amplamente com as propostas orientadas e construídas. Desse modo, foi verificável a significativa contribuição das práticas desenvolvidas para a ampliação de noções sobre as problemáticas ambientais presentes na realidade do país, bem como a discussão sobre impactos negativos por trás da questão energética brasileira.