A formação dos licenciandos em química, nas disciplinas de cunho obrigatório, prepara todos esses alunos em um padrão similar. A formação diferenciada desses licenciandos virá a partir de participações em atividades extracurriculares, onde se inicia o afunilamento da linha de pesquisa do licenciando. Em contra partida, para o aluno da escola de ensino básico, os benefícios são proporcionais uma vez que aplicar o conteúdo de forma diferenciada e inovadora faz com que o aluno desperte o interesse e a curiosidade pela química. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os benefícios das atividades extracurriculares dos licenciandos em química para o ensino e aprendizagem nas escolas de ensino básico da rede pública, no qual, atividades como, projeto de extensão e PIBID foram utilizadas como parâmetro para essa pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de dois questionários, o primeiro sendo direcionado a alunos do primeiro ano do ensino médio da escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida em Campina Grande- PB, e o segundo questionário foi realizado com licenciandos e licenciados da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB com vivência em sala de aula, onde os mesmos puderam expor suas opiniões a cerca das metodologias diferenciadas utilizadas para melhorar o ensino e aprendizagem nas escolas de ensino básico. Os resultados apresentados revelam a importância das atividades extracurriculares para uma melhor absorção do conteúdo de química por parte dos alunos da escola de ensino básico, através de metodologias diferenciadas criadas pelos licenciandos fazendo com que esses métodos educacionais despertem o senso crítico e causem a motivação e interesse pelos estudos químicos e científicos.