Conscientes de que toda ação pedagógica reflete o conjunto de princípios teóricos que norteiam um processo de elaboração de material didático, bem como de condução da ação docente, apresentamos, neste artigo, a proposta didático-pedagógica que subjaz as práticas desenvolvidas no Projeto “Nas Trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco” (NLPT), que está vinculado ao subprojeto Letras – Língua Portuguesa, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Partindo da ânsia e necessidade de tornar o ensino de Língua Portuguesa, na educação básica, mais atrativo, inovador, significativo, produtivo e eficaz, por concordarmos que, no processo de ensino aprendizagem, é primordial levar os alunos a se envolverem cada vez mais nas atividades, instigando o protagonismo juvenil, nesta pesquisa, objetivamos, refletir sobre a importância do trabalho com projetos para o ensino de Língua Portuguesa e analisar as contribuições de uma experiência vivenciada no projeto supracitado para a formação do professor. Para tanto, apresentaremos o relato de uma experiência vivenciada no âmbito do NLPT, no primeiro semestre de 2017, por meio da execução de uma sequência didática de estudo do artigo de opinião. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa-interpretativista, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006), bem como as contribuições de Valente (2000), a respeito do trabalho com projetos.