Este trabalho consiste num relato de experiência docente, ministrada por alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba e que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta didática refere-se ao eletromagnetismo e é marcada pelo uso da abordagem histórica da ciência, complementada por práticas experimentais. O recorte histórico escolhido tem como base o artigo: “Oersted e a descoberta do Eletromagnetismo”, elaborado por Roberto de Andrade Martins. O conjunto de atividades desenvolvidas diz respeito a duas fases: planejamento e intervenção. No planejamento ocorreu a escolha/estudo de obras didáticas e históricas pertinentes e a produção do material necessário para a implementação da sequência. A etapa de intervenção seguiu a lógica dos momentos pedagógicos de Delizoicov – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Num primeiro momento foi destacada à discussão da história em torno do surgimento/uso da bússola, e num desafio de produção desse instrumento a partir de materiais de baixo custo, sem qualquer tipo de orientação prévia. Em seguida, trabalhou-se: i) a retomada do debate em torno da bússola por meio da apresentação da montagem sugerida; e ii) a explanação sobre o eletromagnetismo, no século XIX, com foco nos estudos de Hans Christian Oersted (1777-1851). A terceira parte das aulas contemplou a reprodução de três reconhecidos testes experimentais realizados por Oersted, envolvendo os efeitos observados em uma bússola a partir da aproximação de um condutor percorrido por corrente elétrica. A última etapa de intervenção enfocou: o ensino dos conceitos abordados na perspectiva atual, em contraponto a teoria contemporânea aos estudos de Oersted; e um desafio de montagem de mapa conceitual que continha as noções-chave da Física e do histórico abordados. O contato com a contextualização histórico-filosófica da ciência, bem como com a Experimentação, demonstrou favorecer o entendimento da física adjacente e da dinâmica do trabalho científico. Além disso, a experiência docente sinaliza contribuições positivas para manutenção da escolha pelo magistério, por parte dos bolsistas.