O presente trabalho irá abordar a relevância do uso da fábula nas aulas de espanhol como uma ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho também tem o foco de incentivar e auxiliar os docentes a trazerem mais leitura para dentro do ambiente escolar, de maneira que contribua no desenvolvimento das convicções morais e éticas dos educandos do ensino médio. A fábula como gênero perpassou por milênios encantando pessoas das mais diversas idades, religiões, culturas, etnias, raças, etc., apresentando exemplares como as fábulas de Esopo que foram traduzidas e repassadas de uma geração a outra por séculos permanecendo vivas até hoje. Primeiramente o trabalho apresenta alguns aspectos do gênero fábula, como seu caráter mitológico, que leva o leitor a ativar seu imaginário e seu caráter denunciativo, já que se trata de um gênero que pode apresentar críticas camufladas a questões sociais. Logo após é realizada uma análise de alguns documentos oficiais que falam sobre algumas orientações sobre como se deve realizar o ensino de línguas estrangeiras, esses documentos são: As Orientações curriculares para o Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Logo após é realizado um relato de experiência a partir de algumas vivências realizadas no PIBID/UEPB- Espanhol, quando os autores apresentam como trabalharam as fábulas em sala. As fábulas utilizadas foram A cigarra e a formiga de La Fontaine e La hormiga buena de Monteiro Lobato. Para aula é utilizada uma tradução da fábula “A formiga boa” de Monteiro Lobato, pois trata-se de um autor conhecido e compartilha várias características e concepções culturais com os alunos proporcionando assim uma aproximação entre a obra do autor e os alunos.