O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a linguagem oral e escrita das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando a narrativa como tipologia textual com enfoque nos contos. Como objetivo buscamos desenvolver no aluno atividades prazerosas que estimulem o mesmo ao hábito de ler e escrever, como forma de entretenimento, comunicação, aquisição de valores e ensino-aprendizagem. Além de pesquisas bibliográficas, para a realização deste trabalho, foram levadas em consideração as experiências obtidas durante os períodos 2017.1 e 2017.2, referentes a execução de Projetos no PIBID/UEPB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desemb. Pedro Bandeira, Guarabira – PB. Autores e documentos consultados FREIRE (1997, 1998), SEVERINO (1994), CAZDEN (1987), dentre outros e os PCN’s (1997, 1998) e os Direitos de Aprendizagem. Buscamos com esse trabalho, desenvolver não apenas a “leitura e escrita”, mas todas as leituras e escritas que se apresentam ao logo de nosso dia-a-dia a fim de mostrar aos educandos que a leitura não é apenas uma tarefa escolar, mas sim um hábito diário e prazeroso. Dessa forma, o contato sistêmico da criança com variados gêneros textual, bem como com uma proposta pedagógica que considere o contexto social da criança como um momento de construção de habilidades e estratégias, possibilitará avanços positivos no processo de desenvolvimento da leitura.