Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E USO DE DROGAS NA ESCOLA SÔNIA HENRIQUES BARRETOS

Palavra-chaves: VIOLÊNIA, INDISCIPLINA, DROGAS, ESCOLA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O referido estudo tem como objetivo entender e socializar uma compreensão sobre o fenômeno da violência, indisciplina escolar e o uso de drogas entre os alunos. Para tanto, precisa-se compreender que a sociedade brasileira é violenta em consequência da sua estrutura. Para o desenvolvimento do estudo, inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica para entender teorias que abordassem sobre a temática em questão. A bibliografia estudada serviu de instrumento para que entendêssemos os motivos que levam aos casos de usos de drogas, de violência e indisciplina na escola. A Metodologia de pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de natureza explicativa, com observação no cotidiano escolar, pesquisa documental nos livros de registro da escola, relatórios e entrevista com corpo técnico, direção escolar, professores e alunos. Seguindo a análise dos questionários respondidos pelos docentes, notamos que os mesmos não se sentem preparados para trabalhar com alunos que usam drogas e são violentos, pois precisam de conhecimentos técnicos da Psicologia, e demais conhecimentos para poderem lidar com essas situações e que acham muito difícil lidar com alunos violentos, que não querem estudar e ainda atrapalham os que querem. Todos os vinte cinco alunos entrevistados afirmaram que já consumiram algum tipo de drogas, dentre elas as mais citadas foram: bebidas que contém álcool etilíco, cervejas, energéticos, vodka, ice, duelo, vinho, cachaça tipo 51, skin, e outras. Que consomem tais bebidas nas festas, baladas (Boate Look, Boate Bela Vista, Akinus Bar), carnavais, na casa de amigos e até mesmo na própria Escola. Sendo que a maioria deles teve o primeiro contato por volta dos 12 anos de idade por influência de amigos e que aí gostaram, que é normal todo “mundo’ faz”. Acreditamos que as escolas, através do investimento de estratégias de ensino que valorizem o diálogo, o respeito, a solidariedade, e a corresponder habilidades de todos os envolvidos no cotidiano escolar, podem proporcionar mudanças de comportamentos, de valor e tornar o ambiente escolar mais harmônico e proporcionar a socialização e construção de saber. Assim como auxiliar, formar sujeitos autônomos e capazes de defrontar-se com a violência e a indisciplina presentes na escola, e buscar formas mais justas e aceitáveis de convivência com os outros.

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