O presente trabalho tem como temática principal a discussão acerca da inserção do Centro de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (CENEP-JPF) no contexto histórico da educação profissional (EP) no Brasil e mais pontualmente no Rio Grande do Norte (RN), buscamos expor resumidamente o contexto histórico e social da EP do RN e pontuar a inserção do CENEP-JPF no tocante da EP no RN e suas particularidades. A fim de atender aos objetivos supracitados, a pesquisa busca responder de forma preliminar às seguintes questões: de que forma ocorreu o panorama inicial da EP no RN? Como o CENEP-JPF esteve inserido nesse contexto? A investigação tem uma abordagem qualitativa e exploratória, se enquadrando mais especificamente em uma Pesquisa Temática, a qual investiga sobre determinada realidade empírica. Teremos ainda o suporte teórico de autores como: Frigotto (2000), Moura (2010), Vasconcelos (2011), Silva e Medeiros Neta (2016), dentre outros, assim como a visita realizada ao locus da pesquisa e a consulta em alguns documentos norteadores nacionais e institucionais, detalhados a seguir na introdução da pesquisa. Neste sentido, observou-se a necessidade de maiores pesquisas na área da EP do país e no estado do RN, com ênfase na formação integral e emancipatória dos sujeitos, assim como seu reflexo de forma concreta nos documentos norteadores da EP no Brasil e nas práticas das instituições, aspecto relacionado à práxis pedagógica que não detalhamos nesta pesquisa, entretanto, é de suma importância para a EP do país e pode ser melhor investigado nas próximas pesquisas a respeito do tema ora abordado.