A pesquisa apresentada representa recorte da Dissertação de Mestrado A visão educativa de Simón Rodríguez: uma análise de “Consejos de amigo, dados al Colegio de Latacunga”, reconhecendo o intelectual venezuelano Simón Rodríguez como precursor da educação popular na América, durante o período colonial. Este trabalho tem como finalidade principal contribuir para o reconhecimento da importância desse personagem histórico no projeto de Libertação da América, percebendo a configuração da visão de educação por ele apresentada ao longo de sua trajetória como professor e proveniente de suas experiências e leituras, especificamente no seu documento Luces y virtudes sociales, posto em comparação com o escrito pedagógico Emilio ou Da Educação, de Rousseau, pelos aspectos de estrutura e conteúdo do texto, dado que Rodríguez o utiliza como base para a construção de sua concepção de educação popular, postulada em trabalho anterior como educação maçônica, caracterizada a influência direta da ideologia maçônica em suas produções, a exemplo, os textos Sociedades Americanas e Consejos de amigo, dados al Colegio de Latacunga . Para tanto, foram analisados fragmentos da obra que denotam aspectos didático-metodológicos e posicionamento filosófico de sua perspectiva de educação social. Como resultados percebeu-se que no escrito de Simón Rodríguez: a) conserva-se o caráter de literatura sapiencial presente em Emilio, e transferido a Luces y virtudes sociales; b) o texto de Rodríguez aparece como um exemplo de aplicação das reflexões teóricas iniciadas por Rousseau; c) o conceito de educação social, entende a sociabilidade como sua finalidade principal, preparando os jovens para a vida na República que pretende se estabelecer com a independização da América.