Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM EXAMES VESTIBULARES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROMOVENDO O ACESSO AO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.

Palavra-chaves: CARREIRA DOCENTE, ENSINO DE QUÍMICA, RESOLUÇÕES DE QUESTÕES, CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38569
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 873
    "inscrito_id" => 4840
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM EXAMES VESTIBULARES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROMOVENDO O ACESSO AO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA."
    "resumo" => "A realidade que se apresenta nas salas de aula das escolas públicas do Brasil com relação ao ensino de Química é preocupante. A grande maioria dos professores não tem formação na área. Nos estudos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências – GEPEC do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) apontam profissionais de diversas formações ministrando aulas de Química. Entre os principais achados, foram identificados professores de Biologia, Física, Matemática, História, além de profissionais ligados às engenharias, das mais diversas. Por outro lado, foi observado o grande desinteresse de estudantes para prestarem vestibulares para os cursos de licenciaturas, principalmente em química. Diante dos motivos elencados para a não escolha, foram identificados: falta de valorização do magistério, baixa remuneração, condições de trabalho. Mas também foram encontrados motivos como: a não compreensão das aulas dos professores, a dificuldade das atividades avaliativas, em sua maioria relacionadas com práticas tradicionais, que afastam os estudantes cada vez mais da carreira docente. Visando contribuir para a mudança deste atual cenário o projeto de extensão Resolução de problemas em exames vestibulares na área de ciências da natureza: promovendo o acesso ao curso de licenciatura em química fomentado pelo Programa Institucional de Concessão de Bolsas de Extensão (PIBEX) do IFPE e com participação do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL), mas precisamente o Grupo de Trabalho de Resoluções de Questões, apresentam como uma alternativa viável as atividades de resolução de questões/problemas de química de vestibulares conhecidos regionalmente e também nacionalmente por licenciandos em Química do IFPE com base pedagógica no Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) junto às escolas estaduais circunvizinhas ao IFPE Campus Vitória de Santo Antão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CARREIRA DOCENTE, ENSINO DE QUÍMICA, RESOLUÇÕES DE QUESTÕES, CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4840_06092017170541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KYMBERLI FRANCISCA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "KYMBERLI SOUZA"
    "autor_email" => "kymberlisouza@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38569
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 873
    "inscrito_id" => 4840
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM EXAMES VESTIBULARES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROMOVENDO O ACESSO AO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA."
    "resumo" => "A realidade que se apresenta nas salas de aula das escolas públicas do Brasil com relação ao ensino de Química é preocupante. A grande maioria dos professores não tem formação na área. Nos estudos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências – GEPEC do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) apontam profissionais de diversas formações ministrando aulas de Química. Entre os principais achados, foram identificados professores de Biologia, Física, Matemática, História, além de profissionais ligados às engenharias, das mais diversas. Por outro lado, foi observado o grande desinteresse de estudantes para prestarem vestibulares para os cursos de licenciaturas, principalmente em química. Diante dos motivos elencados para a não escolha, foram identificados: falta de valorização do magistério, baixa remuneração, condições de trabalho. Mas também foram encontrados motivos como: a não compreensão das aulas dos professores, a dificuldade das atividades avaliativas, em sua maioria relacionadas com práticas tradicionais, que afastam os estudantes cada vez mais da carreira docente. Visando contribuir para a mudança deste atual cenário o projeto de extensão Resolução de problemas em exames vestibulares na área de ciências da natureza: promovendo o acesso ao curso de licenciatura em química fomentado pelo Programa Institucional de Concessão de Bolsas de Extensão (PIBEX) do IFPE e com participação do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL), mas precisamente o Grupo de Trabalho de Resoluções de Questões, apresentam como uma alternativa viável as atividades de resolução de questões/problemas de química de vestibulares conhecidos regionalmente e também nacionalmente por licenciandos em Química do IFPE com base pedagógica no Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) junto às escolas estaduais circunvizinhas ao IFPE Campus Vitória de Santo Antão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CARREIRA DOCENTE, ENSINO DE QUÍMICA, RESOLUÇÕES DE QUESTÕES, CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4840_06092017170541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KYMBERLI FRANCISCA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "KYMBERLI SOUZA"
    "autor_email" => "kymberlisouza@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A realidade que se apresenta nas salas de aula das escolas públicas do Brasil com relação ao ensino de Química é preocupante. A grande maioria dos professores não tem formação na área. Nos estudos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências – GEPEC do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) apontam profissionais de diversas formações ministrando aulas de Química. Entre os principais achados, foram identificados professores de Biologia, Física, Matemática, História, além de profissionais ligados às engenharias, das mais diversas. Por outro lado, foi observado o grande desinteresse de estudantes para prestarem vestibulares para os cursos de licenciaturas, principalmente em química. Diante dos motivos elencados para a não escolha, foram identificados: falta de valorização do magistério, baixa remuneração, condições de trabalho. Mas também foram encontrados motivos como: a não compreensão das aulas dos professores, a dificuldade das atividades avaliativas, em sua maioria relacionadas com práticas tradicionais, que afastam os estudantes cada vez mais da carreira docente. Visando contribuir para a mudança deste atual cenário o projeto de extensão Resolução de problemas em exames vestibulares na área de ciências da natureza: promovendo o acesso ao curso de licenciatura em química fomentado pelo Programa Institucional de Concessão de Bolsas de Extensão (PIBEX) do IFPE e com participação do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL), mas precisamente o Grupo de Trabalho de Resoluções de Questões, apresentam como uma alternativa viável as atividades de resolução de questões/problemas de química de vestibulares conhecidos regionalmente e também nacionalmente por licenciandos em Química do IFPE com base pedagógica no Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) junto às escolas estaduais circunvizinhas ao IFPE Campus Vitória de Santo Antão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.