Este trabalho relata uma pesquisa realizada com alunos do ensino básico da Escola Estadual Moreira Dias, situada na cidade de Mossoró / Rio Grande do Norte. Baseado nas problemáticas da falta de confiança e da ausência de expressão corporal e vocal dos alunos e das perceptíveis dificuldades relatadas pelos mesmos com os conteúdos de química, idealizou-se, através do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação á Docência (PIBID), do subprojeto de química, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na escola supramencionada, o grupo de teatro cientifico denominado Mendelévio. A intervenção didática visava aproximar a realidade dos alunos com a química e trabalhar o lado sensório/motor, emocional e social dos educandos através de oficinas teatrais. A oficinal teatral teve por função trabalhar com técnicas de concentração, controle corporal como postura, bem como com a preparação vocal dos participantes do grupo e instigar o lado criativo e as possiblidades de trabalho em grupo, a cooperação e as interrelações entre os estudantes. Um dos grandes problemas encontrados pelos educandos da instituição era a timidez limitante em seu cotidiano, prejudicando os educandos no fazer de atividades como apresentação de trabalhos e projetos. Quem sofre de timidez não consegue se expressasse da maneira que deseja já que, quando se torna limitante, costuma provocar bloqueios das ideias. Esse trabalho procura avaliar se as oficinais são a causadoras das mudanças dos alunos no âmbito escolar. O levantamento de dados foi feito através de questionários online com os alunos. Os alunos da instituição de ensino apresentaram visíveis mudanças a partir da entrada no grupo de teatro cientifico Mendelévio.