TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PARA O ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL
0 of 0"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 38656 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2081 "inscrito_id" => 6088 "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PARA O ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL" "resumo" => "A deficiência física, geralmente, aparece associada a outras condições, como associações sensoriais, visuais ou auditivas, deficiência intelectual, autismo, dentre outras. O Ministério da Educação (2007) caracteriza a deficiência física como a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. Esse comprometimento acarreta a falta de um membro, sua má-formação ou deformação. Existem também as alterações funcionais motoras provenientes de lesão do sistema nervoso que altera, principalmente, o tônus muscular. No contexto escolar, o professor se depara com diagnósticos diferenciados, por isso a importância do conhecimento sobre a deficiência, principalmente para quem atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Neste trabalho, nos detemos a um estudo de caso de um aluno que apresenta o quadro de paralisia cerebral e frequenta o serviço do AEE. A paralisia cerebral é definida como um termo genérico para o conjunto de encefalopatias crônicas não progressivas da infância. Alguns autores reconhecem a evidente associação entre a deficiência física e as questões comunicacionais, como nos casos de indivíduos com paralisia cerebral. Dessa maneira, justifica-se a importância da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para esse público com dificuldades funcionais de fala e escrita. A CAA conta com recursos (pranchas de comunicação ou vocalizadores portáteis) e estratégias que adicionam ou favorecem alternativas para a fala de difícil compreensão ou inexistente. Diante disto, foi apresentado ao referido aluno as possibilidades de construção das pranchas de comunicação pessoal personalizada; o aluno optou pela confecção de cartões de comunicação organizados em fichários e presos em argolas (como um chaveiro), pois facilita o manuseio e o mesmo apresenta comprometimentos motores dos membros superiores, como pequenos espasmos. A apresentação dos cartões ocorreu de maneira gradativa, possibilitando êxito no uso correto. O objetivo principal do trabalho no AEE com o aluno foi estabelecer melhores meios de ampliar sua comunicação nos diversos espaços, utilizando a proposta pedagógica dos recursos de tecnologia assistiva, em especial a CAA. Vale ressaltar que no AEE, o professor encontra um grande número de alunos que apresentam quadros de paralisia cerebral que podem ou não apresentar a fala preservada, por isso à necessidade de aprofundamento do profissional do AEE sobre esse recurso de materiais pedagógicos adaptados. ◀A deficiência física, geralmente, aparece associada a outras condições, como associações sensoriais, visuais ou auditivas, deficiência intelectual, autismo, den ▶" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, DEFICIÊNCIA FÍSICA, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID6088_11092017170944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEROLYN CHRISTINA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "KEROLYN MOREIRA" "autor_email" => "kerolynmoreira@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 38656 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2081 "inscrito_id" => 6088 "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PARA O ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL" "resumo" => "A deficiência física, geralmente, aparece associada a outras condições, como associações sensoriais, visuais ou auditivas, deficiência intelectual, autismo, dentre outras. O Ministério da Educação (2007) caracteriza a deficiência física como a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. Esse comprometimento acarreta a falta de um membro, sua má-formação ou deformação. Existem também as alterações funcionais motoras provenientes de lesão do sistema nervoso que altera, principalmente, o tônus muscular. No contexto escolar, o professor se depara com diagnósticos diferenciados, por isso a importância do conhecimento sobre a deficiência, principalmente para quem atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Neste trabalho, nos detemos a um estudo de caso de um aluno que apresenta o quadro de paralisia cerebral e frequenta o serviço do AEE. A paralisia cerebral é definida como um termo genérico para o conjunto de encefalopatias crônicas não progressivas da infância. Alguns autores reconhecem a evidente associação entre a deficiência física e as questões comunicacionais, como nos casos de indivíduos com paralisia cerebral. Dessa maneira, justifica-se a importância da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para esse público com dificuldades funcionais de fala e escrita. A CAA conta com recursos (pranchas de comunicação ou vocalizadores portáteis) e estratégias que adicionam ou favorecem alternativas para a fala de difícil compreensão ou inexistente. Diante disto, foi apresentado ao referido aluno as possibilidades de construção das pranchas de comunicação pessoal personalizada; o aluno optou pela confecção de cartões de comunicação organizados em fichários e presos em argolas (como um chaveiro), pois facilita o manuseio e o mesmo apresenta comprometimentos motores dos membros superiores, como pequenos espasmos. A apresentação dos cartões ocorreu de maneira gradativa, possibilitando êxito no uso correto. O objetivo principal do trabalho no AEE com o aluno foi estabelecer melhores meios de ampliar sua comunicação nos diversos espaços, utilizando a proposta pedagógica dos recursos de tecnologia assistiva, em especial a CAA. Vale ressaltar que no AEE, o professor encontra um grande número de alunos que apresentam quadros de paralisia cerebral que podem ou não apresentar a fala preservada, por isso à necessidade de aprofundamento do profissional do AEE sobre esse recurso de materiais pedagógicos adaptados. ◀A deficiência física, geralmente, aparece associada a outras condições, como associações sensoriais, visuais ou auditivas, deficiência intelectual, autismo, den ▶" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, DEFICIÊNCIA FÍSICA, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID6088_11092017170944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEROLYN CHRISTINA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "KEROLYN MOREIRA" "autor_email" => "kerolynmoreira@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }