No presente artigo, se utiliza de referenciais teóricos para se fazer uma análise crítica acerca da gestão escola, sua importância para a qualidade educacional Brasileira e os principais conceitos norteadores da prática em gestão. O estudo visa também a descrição da trajetória histórica dos modelos de administração e sua visão política, evidenciando assim o caráter Político da Gestão ou Administração Escolar. Bem como as abordagens dos principais especialistas em Gestão Educacional, mostrando as características da atuação dos gestores em diversas situações. O trabalho busca também a compreensão dos objetivos principais da educação e sua função social, verificando se estes objetivos estão em consonância com as formas de gerir as escolas na atualidade. A descrição da realidade das escolas brasileiras é necessária para que se perceba na prática as fundamentações político-ideológicas que o sistema capitalista impões sobre os modelos atuais de gestão. A Escola do século XXI, está pautada no caráter humanizador da educação e por isso, não é possível lidar com a gestão escolar como se fosse uma empresa, no trabalho são apresentadas várias críticas sobre esse modelo de administração escolar baseado no sistema das grandes empresas. Compreender, pois, a diferença entre administração e Gestão Escolar é um passo para a mudança do modo de gerir e adotar método que privilegiem a qualidade na educação sob o ponto de vista político e pedagógico. Entendendo que a Escola deve atender às necessidades sociais da comunidade e que estas necessidades não se configuram a mesma, pode perceber que o papel do gestor não deve ser estático, visto que a sociedade é muito dinâmica. Portanto, faz-se necessária a apresentação de estratégias e reflexões que venham a modificar os padrões de gestão instaurados pelas correntes de pensamentos capitalistas e autoritárias.