Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO EMPÍRICO AO CIENTÍFICO: A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COM METODOLOGIA CIENTÍFICA NAS TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Palavra-chaves: EMPÍRICO, CIENTÍFICO, METODOLOGIA CIENTÍFICA, PARTICIPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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      Iniciar um trabalho científico nas turmas do Ensino Médio, Técnico ou Acadêmico não é tarefa fácil, compreende-se, portanto, que semelhante atividade realizada com estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais represente uma tarefa bastante ousada. Mas ousar, é preciso. É preciso inovar na educação e saber que isso vai além do uso de ferramentas tecnológicas modernas e eficientes, inicia-se com mudança de atitude e fundamentalmente, ampliação das perspectivas educacionais dos estudantes., que não se esgotam com a conclusão de um trabalho ou fim de um ano letivo. Os trabalhos desenvolvidos com base em metodologia científica para estudantes do Ensino Fundamental, apresentaram resultados significativos no processo de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo a participação, o diálogo, a criatividade e o espírito investigativo. A partir das etapas vivenciadas, o elo escola-comunidade foi ampliado, fortalecendo o protagonismo entre os jovens estudantes, além de despertar o interesse pela pesquisa entre todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo. O envolvimento dos estudantes pesquisadores é notório em relação à organização, disciplina e responsabilidade. É perceptível o protagonismo, o aperfeiçoamento de habilidades, capacidade e mudança de atitude. Observa-se também um maior envolvimento das famílias e comunidade local, já que estão diretamente envolvidos seja nas casas dos estudantes, seja na parceria estabelecida in loco durante as pesquisas de campo.  A experiência da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, localizada na zona norte do Recife, caracteriza-se como uma prática inovadora em relação ao desenvolvimento de pesquisas científicas na educação básica, apontando caminhos e merecendo considerações e destaque nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO Iniciar um trabalho científico nas turmas do Ensino Médio, Técnico ou Acadêmico não é tarefa fácil, compreende-se, portanto, que semelhante atividade realizada com estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais represente uma tarefa bastante ousada. Mas ousar, é preciso. É preciso inovar na educação e saber que isso vai além do uso de ferramentas tecnológicas modernas e eficientes, inicia-se com mudança de atitude e fundamentalmente, ampliação das perspectivas educacionais dos estudantes., que não se esgotam com a conclusão de um trabalho ou fim de um ano letivo. Os trabalhos desenvolvidos com base em metodologia científica para estudantes do Ensino Fundamental, apresentaram resultados significativos no processo de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo a participação, o diálogo, a criatividade e o espírito investigativo. A partir das etapas vivenciadas, o elo escola-comunidade foi ampliado, fortalecendo o protagonismo entre os jovens estudantes, além de despertar o interesse pela pesquisa entre todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo. O envolvimento dos estudantes pesquisadores é notório em relação à organização, disciplina e responsabilidade. É perceptível o protagonismo, o aperfeiçoamento de habilidades, capacidade e mudança de atitude. Observa-se também um maior envolvimento das famílias e comunidade local, já que estão diretamente envolvidos seja nas casas dos estudantes, seja na parceria estabelecida in loco durante as pesquisas de campo. A experiência da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, localizada na zona norte do Recife, caracteriza-se como uma prática inovadora em relação ao desenvolvimento de pesquisas científicas na educação básica, apontando caminhos e merecendo considerações e destaque nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Empírico; Científico; Metodologia científica; Participação; protagonismo.

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