A pesquisa analisa como o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) tem contribuído para uma melhor dinâmica do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e assim propiciado o desenvolvimento de habilidades como o da sociointeração, perspectiva de pensamento do psicólogo Lev Vygotsky (1896-1934), e que hoje são tão defendidas pelos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Analisamos os métodos tradicionais de ensino aliados ao uso dessas ferramentas diante das várias transformações sociais e políticas inerentes à educação e que têm proporcionado uma ampla discussão pedagógica quanto à formação de novos professores. Acreditamos que este Boom tecnológico não surgiu nem para competir entre si nem muito menos com a escola. Há, entretanto, um novo espaço atrativo que tem trazido contribuições importantes na formação de professores visando, especialmente, uma melhor didática no processo de ensino/aprendizagem. Com isso, buscamos a articulação de um projeto que buscou um diálogo científico, cultural e tecnológico, com a prática de leitura e escrita dos alunos da escola estadual Rocha Cavalcanti no município de União dos Palmares-AL. Observamos que existia neste ambiente de ensino um estruturado laboratório de informática com acesso à internet, porém sem uma utilização que direcionasse seus alunos para uma prática de pesquisa e produção textual; o que, muitas vezes, provocam-nos certo desânimo. Diante desse prognóstico, construímos uma página (ambiente Facebook) que se direcionou para a leitura e produção textual dos estudantes. Desta forma, dispomo-nos na tentativa de ampliação de conceitos, teorias e métodos que vêm, historicamente, permeando a Educação no Brasil; objetivando especialmente a ampliação de métodos que proporcionem um processo de ensino/aprendizagem mais atrativo e efetivo.