O presente artigo tem por objetivos apresentar e discutir sobre os dados obtidos em uma pesquisa sobre o uso de tecnologias no processo de ensino aprendizagem da matemática, com ênfase na utilidade e na importância do uso de softwares na resolução de problemas matemáticos, envolvendo os conteúdos de limites, derivadas e integrais. A pesquisa consistiu na aplicação de uma atividade realizada numa turma de 5º período de ensino superior do Curso de Matemática Licenciatura, na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Essa pesquisa teve duração de sete semanas e foi executada na disciplina de Projetos Integradores 4. A partir da análise dos dados, tornou-se perceptível o quanto essa ferramenta auxilia na aprendizagem da matemática, assim como também pode ser utilizada como recurso para práticas pedagógicas, proporcionando novas formas de aprendizado, tornando a aula mais dinâmica e participativa, possibilitando uma aprendizagem significativa. Através das discussões impulsionadas por este trabalho, quer-se intensificar e justificar a importância do uso de softwares na resolução de problemas matemáticos e mostrar como eles auxiliam nesse processo, com embasamento em ideias de D’Ambrósio (1996), Jucá (2006), dentre outros. A pesquisa utilizou de problemas dispostos nos livros de cálculo de Stewart (2006), como ferramenta para avaliar a eficiência da aplicabilidade dos softwares. Diante de todos os elementos estudados e obtidos, pode-se inferir que a utilização de softwares no ensino da matemática é algo que pode e deve ser tomado como parte da atual sociedade, mas que ainda é pouco utilizado. O uso de softwares favoreceu um melhor entendimento do conteúdo desenvolvido, além de ser responsável por estimular o raciocínio lógico e ainda, proporcionar autonomia aos alunos devido ao auxílio que ele oferece nas resoluções.