O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é considerado um documento de extrema importância para a organização das escolas públicas e particulares, pois esse documento contém o planejamento das instituições de ensino em seus diversos níveis e modalidades, de acordo com a orientação da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 (LDB). O PPP é considerado o eixo da gestão democrática na escola, é o lugar de exploração do pluralismo, espaço de vitórias e de autonomia da escola e dos sujeitos que dela usufruem, servindo como instrumento de transparência. A ênfase no modelo de gestão escolar democrática é um dos principais objetivos almejados para a educação Brasileira e o PPP é uma das principais ferramentas para alcançar esse objetivo. Baseados nos conceitos apresentados pretendeu-se com o presente trabalho, sondar a percepção do gestor sobre a importância do Projeto Político-Pedagógico na construção da democracia escolar. Para isso a pesquisa foi realizada com um gestor de uma escola pública do município de Areia-PB, através de um questionário sobre PPP, envolvendo sua elaboração, execução e participação da comunidade escolar e não escolar. A partir da análise do questionário foi perceptível que a escola possuía sim um PPP, mas que fora construído apenas pelos membros da escola deixando de fora seus alunos, pais e a comunidade. Conclui-se que a escola não apresenta uma gestão totalmente democrática, pois a ausência de participação dos pais na escola foi a abordagem mais presente na fala do gestor entrevistado, o que revela a necessidade da promoção de um ambiente escolar que seja convidativo a participação dos familiares dos alunos.