A gestão de escolas públicas vem ganhando destaque e visibilidade por ser um tema importante que contribui para a melhoria dos resultados na educação, e na forma que as instituições educativas são direcionadas. O presente trabalho procura fazer uma análise da influência que a gestão democrática tem na construção de uma educação de qualidade e com resultados positivos, em relação ao processo de ensino – aprendizagem e a prática educativa de forma participativa e abrangente. Para embasar a nossa pesquisa, os estudos foram fundamentados em autores como: Dourado (2007), Ferreira (2004), Gadotti (2001), Luck (2000) e Paro (2015), proporcionando a discussão de pontos relevantes para o bom desempenho da gestão escolar. Sendo fundamental que no modelo de gestão democrática a qualidade da aprendizagem dos alunos seja a prioridade, de modo que conheçam a sua realidade e os desafios do dia-a-dia. Promovendo a participação das pessoas, dos professores, dos alunos, dos pais e dos demais membros da comunidade escolar, cabendo aos estabelecimentos de ensino adequar seus procedimentos no que se refere à definição de políticas educacionais para abrir espaço à participação escolar. A escola precisa estar de braços dados com a comunidade que ela representa, e para isso é fundamental a parceria com todos que dela fazem parte, além de ter uma gestão democrática que valorize o trabalho em conjunto, almejando a qualidade do ensino e a formação crítica dos educandos. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima, na cidade de Solânea - PB e busca conhecer a gestão democrática em parceria com os professores e a equipe pedagógica da escola, de maneira significativa entre os educandos, afim de aproximar a escola do cotidiano dos alunos, possibilitando o avanço no processo de ensino-aprendizagem, sendo realizado através de diversas técnicas de ensino, será fundamentada pela pesquisa bibliográfica e documental.