Este trabalho é fruto da dissertação de mestrado em Educação e Diversidade, defendida em julho de 2016 na Universidade do Estado da Bahia. A ênfase recai sobre o estudo de projetos de pesquisa desenvolvidos na educação básica, como vetor do ensino por investigação e de aprendizagens de habilidades científicas. A pesquisa buscou analisar as questões pertinentes à produção de conhecimento e lançou mão do estudo pormenorizado dos projetos de pesquisa desenvolvidos no colégio de ensino fundamental e médio no semiárido baiano, no período de 2012 a 2016. Assim, pode-se constatar que o referido colégio, vem ganhando destaque no cenário local, regional e nacional ao participar de Feiras de Ciências. O objetivo deste trabalho é analisar as questões pertinentes à produção de conhecimento na Educação Básica, a partir da abordagem qualitativa fenomenológica, capaz de perceber os fenômenos indicativos da criação/produção de conhecimento, bem como das questões interdisciplinares e do ensino das ciências por investigação. A análise dos projetos de pesquisa revela que a escola caminha no sentido de convergência de um novo paradigma emergente, possibilitando rupturas com o paradigma moderno cartesiano, favorecendo a concepção de que é possível fomentar a produção de conhecimento na Educação Básica, privilegiando a interdisciplinaridade bem como, a autonomia e o protagonismo estudantil, tangenciando a educação contextualizada. Assim, foi possível identificar nos trabalhos de pesquisa dos estudantes orientados por seus professores a obrigatoriedade de uma metodologia de pesquisa e de um plano de pesquisa que estimula nos estudantes os elementos pré-textuais e textuais em todos os trabalhos analisados, possibilitando transformar o conhecimento científico, em um novo conhecimento escolar ensinado e aprendido por professores e estudantes.