A EJA é voltada principalmente para aquelas pessoas que não conseguiram terminar o Ensino Fundamental ou Médio por conta de situações que interromperam, ou não possibilitaram, a permanência dos indivíduos na sala de aula na idade certa. Sabe- se que a educação voltada para jovens e adultos não é algo recente, no Brasil desde seu período colonial já havia preocupação para que as pessoas pudessem ter acesso ao conhecimento. O que a EJA deseja é garantir aos educandos jovens, adultos e idosos o acesso, a permanência e o sucesso no início ou no retorno dos mesmos à escolarização básica como direito fundamental. A EJA surgirá como um meio de amenizar um conjunto de dificuldade social, sabendo que os problemas como saúde, segurança e moradia também estão ligados à esfera de não acesso à escolarização. Dentro do que foi exposto, surgiu à necessidade desse estudo com a finalidade de contribuir para uma reflexão do leitor em relação ao referido tema. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral entender os avanços e retrocessos da modalidade de ensino da EJA. E como objetivos específicos: compreender o processo histórico para a existência do EJA; conhecer as dificuldades dos alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos em voltar aos estudos, e analisar a função do professor na modalidade educacional EJA. As bases metodológicas para a realização do presente trabalho são livros, artigos e dissertações que abordem a presente temática, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Espera- se, com essa pesquisa, adicionar mais conhecimentos e reflexões acerca da temática Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pesquisas futuras.