Este estudo faz uma análise do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle, sob a ótica do profissional que media o processo de ensino aprendizagem o tutor. O estudo teve como objetivo investigar as principais potencialidades apresentadas pelos tutores online do curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil(UAB) da Universidade Federal de Alagoas em trabalhar no AVA Moodle. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso, seguindo uma abordagem de estudo qualitativo. Buscando responder a pesquisa os dados foram coletados através de questionário com perguntas mistas e de uma entrevista não diretiva, além de estudo bibliográfico fundamentados em Gatti, Barretto e André (2011) ,.Santos (2003), Moore e Kearsley (2007), Lima, Silva e Paiva (2010), Moran (2007). Os sujeitos da pesquisa foram os tutores dos polos de Maragogi, Maceió, Santana do Ipanema, Penedo, São José da Laje e Olho D Água das Flores, que ofertam o curso. Após a coletado de dados, foi feita analise de conteúdo fundamentado em Bardin (2011). Os resultados indicam que os tutores apresentaram como maiores potencialidades do AVAMoodle a oportunidade de trabalhar com uma diversidade de interfaces, a oportunidade do trabalho colaborativo; o desenvolvimento da autonomia do aluno pois nos cursos de EAD esse aluno será o gestor de sua aprendizagem, o mesmo terá que ter autonomia para estudar e pesquisar, além da democratização do ensino superior pois é uma plataforma de acesso livre e gratuito, no qual os aluno podem acessar em qualquer lugar que tenha internet e ainda a grande flexibilidade no horário de estudo.