Compreender que o lúdico faz parte do desenvolvimento da criança e que ele é necessário para que a crianças perpasse por todas as suas fases, principalmente iniciais, da vivencia infantil, é saber o lugar ocupado pela ludicidade para que a criança desenvolva significativamente em diversos aspetos e que estes repercutirão por toda a vida. Assim, todo o infante precisa brincar não apena porque é um direito garantido por lei, mas por saber dos benefícios que as brincadeiras desencadeiam na vida da criança. Nessa perspectiva, acreditando que a escola, como um espaço de formação do sujeito, deve promover momentos entre as crianças e professores envolvendo o lúdico e o ato de brincar. Assim, o objetivo do nosso trabalho está voltado para discutir sobre a importância que o lúdico e o brincar ocupam no desenvolvimento da criança durante a Educação Infantil. Como metodologia, nossa pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico, a qual desenvolvemos nossa pesquisa em uma escola junto a uma professora e alunos do Infantil II. Reportamos-nos a diversos estudos de autores que pesquisa sobre a temática nos dando fundamento ao texto e pesquisa. Na ocasião fizemos observação, realizamos anotações dos fatos apresentados no cotidiano escolar nos dias que estávamos presentes na escola, dentre outras ações. O estudo revelou o quanto as crianças ficam felizes quando brincam e que através do lúdico há amadurecimento de todos cada um de acordo com seu nível e que é preciso respeitar o ritmo de cada criança. Ainda percebemos que o professor tem um papel importante para a promoção dessas atividades e envolvimento de todos.