Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM IDADE DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, PSICOPEDAGOGIA, ALFABETIZAÇÃO, TDAH Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Introdução:O presente trabalho trata de um estudo de revisão bibliográfica sobre as dificuldades de aprendizagem que estão presentes na alfabetização escolar, em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A psicopedagogia atua de forma interdisciplinar onde o psicopedagogo colabora com ações e atividades que visam colocar o comportamento que prejudica o desenvolvimento da criança em segundo plano, possibilitando-lhe conviver melhor com o problema e com o cenário socioeducativo no qual está inserido. Objetivo: sendo assim este trabalho tem por objetivo identificar o papel da intervenção psicopedagógica no tratamento de crianças com TDAH em idade de alfabetização. Método: O método utilizado foi o levantamento teórico e bibliográfico que têm por finalidade conhecer ou aprofundar conhecimentos e discussões sobre o tema, a fim de contribuir para o debate sobre o papel da intervenção psicopedagógica no tratamento de crianças com TDAH em idade de alfabetização. Discussão:O TDAH é um transtorno neurobiológico, genético, hereditário que afeta o funcionamento cognitivo, ocasionando dificuldade de manter a atenção dirigida em uma atividade, seguir regras e combinados, cumprir prazos, rever situações e enganos, fazer conclusões, sínteses e análises de tarefa. Após o diagnóstico, como facilitadores do processo de alfabetização, sugere-se aos educadores trabalhar com exercícios de atenção sustentada; observar o assento do aluno e tarefas que o distraiam para que estes sejam modificados e evitados; dar instruções antes do início da tarefa e verificar se o aluno as compreende, pedindo seu feedback; apoiar constantemente o aluno; dar feedback positivo, logo após a realização de tarefas, para oferecer reforço positivo; trabalhar com materiais estimulantes para que eles prendam a atenção do aluno e ofereça oportunidades para a aprendizagem; trabalhar com gravações, atividades orais, dinâmicas, marcadores, post-it, entre outros recursos; não criticar negativamente; estabelecer intervalos entre as atividades; esperar pelo tempo do aluno; permitir movimentação e deslocamento, durante as atividades escolares. A psicopedagogia propõe ainda que o sujeito seja o autor de sua aprendizagem e que intervir no processo é criar mecanismos para que o aprendente transforme a realidade bem como a de si mesmo. Necessitando também da ajuda dos membros da família na administração e na interação social. Conclusão: A pesquisa sugere a intervenção psicopedagógica deva estimular o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos atendidos com estímulos constantes, objetivando o seu desenvolvimento biopsicossocial e educacional, proporcionando-lhes a oportunidade para a construção do conhecimento, autonomia e do autocontrole para o exercício de sua cidadania. O estudo ainda sugere um maior investimento nas pesquisas sobre esta temática, utilizando-se de estudos experimentais e longitudinais, junto aos indivíduos com TDAH em idade de alfabetização, explicitando e discutindo de forma clara os resultados das intervenções que as diferentes abordagens psicopedagógicas indicam como tratamento.

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