Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL DO GESTOR PEDAGÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA- CAMPUS AMAJARI

Palavra-chaves: GESTÃO;, PERFIL;, GESTOR PEDAGÓGICO;, INSTITUTO FEDERAL. Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34951
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4846
    "inscrito_id" => 9242
    "titulo" => "O PERFIL DO GESTOR PEDAGÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA- CAMPUS AMAJARI"
    "resumo" => "Este texto resulta de uma pesquisa de dissertação, em andamento, realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Federal de Roraima. O estudo apresenta uma reflexão sobre o Perfil profissional da Gestão pedagógica do Instituto Federal de Roraima Campus – Amajari – no Estado de Roraima. A motivação desta investigação dá-se no sentido das especificidades requeridas em razão da localização do Instituto, uma região fronteiriça (Brasil/Venezuela), cujos alunos indígenas e não indígenas são oriundos das comunidades das adjacências do referido município, assim como alunos venezuelanos que migram para a localidade em busca de um ensino médio técnico profissionalizante, havendo, assim, uma demanda culturalmente diversificada de estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo é delinear o perfil profissional do gestor pedagógico do Instituto Federal localizado em região de fronteira. A partir de questionários aplicados aos profissionais, com perguntas estruturadas, os dados foram coletados diretamente com os 6 (seis) sujeitos da pesquisa e foram analisados qualitativamente pela pesquisadora no sentido de apontar o perfil do profissional gestor da instituição em questão. Nesses termos, os resultados parciais da pesquisa mostram que a equipe de profissionais que atua na função pedagógica possui em sua maioria formação stricto sensu, nível de Mestrado e Doutorado. Representativamente, têm-se mulheres à frente nesse cargo, um total de 70%. Outra questão averiguada é que todos os entrevistados já passaram pela experiência de atuar no exercício da docência. Como referencial teórico, este projeto está ancorado nos estudos sobre Cultura, Educação e Gestão, baseados principalmente nos autores: Hall (1997); Pilleti (1998); Candau (2003); Franco (2008); Almeida (2010) dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "GESTÃO;, PERFIL;, GESTOR PEDAGÓGICO;, INSTITUTO FEDERAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID9242_17102017115229.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDES"
    "autor_email" => "joelmaufrr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34951
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4846
    "inscrito_id" => 9242
    "titulo" => "O PERFIL DO GESTOR PEDAGÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA- CAMPUS AMAJARI"
    "resumo" => "Este texto resulta de uma pesquisa de dissertação, em andamento, realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Federal de Roraima. O estudo apresenta uma reflexão sobre o Perfil profissional da Gestão pedagógica do Instituto Federal de Roraima Campus – Amajari – no Estado de Roraima. A motivação desta investigação dá-se no sentido das especificidades requeridas em razão da localização do Instituto, uma região fronteiriça (Brasil/Venezuela), cujos alunos indígenas e não indígenas são oriundos das comunidades das adjacências do referido município, assim como alunos venezuelanos que migram para a localidade em busca de um ensino médio técnico profissionalizante, havendo, assim, uma demanda culturalmente diversificada de estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo é delinear o perfil profissional do gestor pedagógico do Instituto Federal localizado em região de fronteira. A partir de questionários aplicados aos profissionais, com perguntas estruturadas, os dados foram coletados diretamente com os 6 (seis) sujeitos da pesquisa e foram analisados qualitativamente pela pesquisadora no sentido de apontar o perfil do profissional gestor da instituição em questão. Nesses termos, os resultados parciais da pesquisa mostram que a equipe de profissionais que atua na função pedagógica possui em sua maioria formação stricto sensu, nível de Mestrado e Doutorado. Representativamente, têm-se mulheres à frente nesse cargo, um total de 70%. Outra questão averiguada é que todos os entrevistados já passaram pela experiência de atuar no exercício da docência. Como referencial teórico, este projeto está ancorado nos estudos sobre Cultura, Educação e Gestão, baseados principalmente nos autores: Hall (1997); Pilleti (1998); Candau (2003); Franco (2008); Almeida (2010) dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "GESTÃO;, PERFIL;, GESTOR PEDAGÓGICO;, INSTITUTO FEDERAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID9242_17102017115229.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDES"
    "autor_email" => "joelmaufrr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa de dissertação, em andamento, realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Federal de Roraima. O estudo apresenta uma reflexão sobre o Perfil profissional da Gestão pedagógica do Instituto Federal de Roraima Campus – Amajari – no Estado de Roraima. A motivação desta investigação dá-se no sentido das especificidades requeridas em razão da localização do Instituto, uma região fronteiriça (Brasil/Venezuela), cujos alunos indígenas e não indígenas são oriundos das comunidades das adjacências do referido município, assim como alunos venezuelanos que migram para a localidade em busca de um ensino médio técnico profissionalizante, havendo, assim, uma demanda culturalmente diversificada de estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo é delinear o perfil profissional do gestor pedagógico do Instituto Federal localizado em região de fronteira. A partir de questionários aplicados aos profissionais, com perguntas estruturadas, os dados foram coletados diretamente com os 6 (seis) sujeitos da pesquisa e foram analisados qualitativamente pela pesquisadora no sentido de apontar o perfil do profissional gestor da instituição em questão. Nesses termos, os resultados parciais da pesquisa mostram que a equipe de profissionais que atua na função pedagógica possui em sua maioria formação stricto sensu, nível de Mestrado e Doutorado. Representativamente, têm-se mulheres à frente nesse cargo, um total de 70%. Outra questão averiguada é que todos os entrevistados já passaram pela experiência de atuar no exercício da docência. Como referencial teórico, este projeto está ancorado nos estudos sobre Cultura, Educação e Gestão, baseados principalmente nos autores: Hall (1997); Pilleti (1998); Candau (2003); Franco (2008); Almeida (2010) dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.