Este texto resulta de uma pesquisa de dissertação, em andamento, realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Federal de Roraima. O estudo apresenta uma reflexão sobre o Perfil profissional da Gestão pedagógica do Instituto Federal de Roraima Campus – Amajari – no Estado de Roraima. A motivação desta investigação dá-se no sentido das especificidades requeridas em razão da localização do Instituto, uma região fronteiriça (Brasil/Venezuela), cujos alunos indígenas e não indígenas são oriundos das comunidades das adjacências do referido município, assim como alunos venezuelanos que migram para a localidade em busca de um ensino médio técnico profissionalizante, havendo, assim, uma demanda culturalmente diversificada de estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo é delinear o perfil profissional do gestor pedagógico do Instituto Federal localizado em região de fronteira. A partir de questionários aplicados aos profissionais, com perguntas estruturadas, os dados foram coletados diretamente com os 6 (seis) sujeitos da pesquisa e foram analisados qualitativamente pela pesquisadora no sentido de apontar o perfil do profissional gestor da instituição em questão. Nesses termos, os resultados parciais da pesquisa mostram que a equipe de profissionais que atua na função pedagógica possui em sua maioria formação stricto sensu, nível de Mestrado e Doutorado. Representativamente, têm-se mulheres à frente nesse cargo, um total de 70%. Outra questão averiguada é que todos os entrevistados já passaram pela experiência de atuar no exercício da docência. Como referencial teórico, este projeto está ancorado nos estudos sobre Cultura, Educação e Gestão, baseados principalmente nos autores: Hall (1997); Pilleti (1998); Candau (2003); Franco (2008); Almeida (2010) dentre outros.