Atualmente, o quadro ambiental global tornou-se uma temática de suma importância nas pesquisas científicas. Com o intuito de promover discussões sobre as questões ambientais, seus desafios e perspectivas em espaços de aprendizagem insere-se a bioenergia como tema gerador. Assim, oportuniza-se aos estudantes o conhecimento e colabora com o posicionamento dos mesmos diante desses problemas. Esta pesquisa tem como objetivo abordar a temática biogás no contexto rural de forma interdisciplinar, correlacionando a Biologia e Química, através de uma análise descritiva e qualitativa. Este trabalho foi aplicado aos alunos das turmas do 2º e 3 º ano do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio que participam do PIBIC – EM do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste/SC. O desenvolvimento desta pesquisa foi baseado nos quatro conceitos unificadores entre as disciplinas de ciências: transformações (T), regularidades (R), energia (E) e escalas (ES) propostos. Com base na metodologia citada foi observado a contextualização proposta pela temática biogás no meio rural, a qual, também oportunizou discussão de conteúdos básicos das unidades curriculares de Biologia e Química. Além disso, comprovou-se um impacto social sob o educando, remetendo-o a reflexões de suas ações perante o ambiente.