As aulas prática/experimentais são modalidades pedagógicas de fundamental importância no ensino de ciências, onde possibilita aos alunos o desenvolvimento de hipóteses e ideias que foram trabalhadas em sala de aula, correlacionando de certa forma fenômenos naturais ou tecnológicos com o seu cotidiano tornando-os sujeitos críticos diante de sua realidade. O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções dos discentes e docentes acerca da importância da aplicação de aulas prática experimental como ferramenta de assimilação de conteúdos e a contribuição das mesmas no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas da rede Municipal de ensino do município de Orobó – PE, situadas na zona urbana e zona rural. Para realização desse estudo, utilizamos questionários com perguntas relacionadas à prática e experimentação, com o intuíto de analisar as concepções dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem de ciências. Foram aplicados a dois professores de Ciências e oito turmas de alunos do Ensino Fundamental anos finais, totalizando 140 alunos nas escolas citadas. Os resultados obtidos demonstram a importância da prática e experimentação durante as aulas, possibilitando uma participação mais ativa dos alunos na construção do conhecimento e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. Os professores consideram que as aulas práticas influenciam no melhoramento do ensino de ciências e esta poderia ser mais trabalhada em sala de aula. Nessa perspectiva, percebemos que é fundamental estabelecer uma relação entre aulas práticas e o conteúdo teórico abordado, facilitando a compreensão dos alunos acerca de determinados componentes curriculares de ciências. Assim, é importante que aulas práticas e/ou experimentais sejam inseridas com maior frequência no âmbito escolar, uma vez que pode auxiliar os alunos a correlacionar o que aprenderam na aula teórica.