RESUMO: A ausência da discussão sobre sexo e gênero na escola resultará na exclusão de alguns grupos que sempre lutaram pela legitimidade dos seus direitos. Este estudo abordará a educação no sentido de ser ela um dos pilares principais para a construção social de homens e mulheres e dessa forma, apresenta-se com um caráter interventivo na sociedade, podendo ser positiva ou negativa sua atuação. Nesta direção, buscam-se traçar elementos que tem caracterizado os desafios postos ao trabalho docente, sobretudo a partir das ações emergidas pela construção social de cada indivíduo que pertence ao meio educacional. Nesse cenário, entra em pauta o preconceito pela falta de compreensão sobre o significado de gênero e sexo e os papéis algumas vezes distorcidos e preconceituosos, dos homens e mulheres, em uma sociedade construída por uma visão binária de determinação sexual. Os pontos de discussão serão: A questão do real significado de Gênero e Sexo, a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres perpassando pela escola e emergindo na sociedade, o micro espaço da sala de aula como campo de exclusão, um mapeamento sobre a construção do gênero e do sexo como construção histórica. A partir de revisão bibliográfica, contemplando autores de renome na área de estudo, sendo que em detrimento do pouco espaço para discussão, contemplaremos apenas alguns, explanaremos sobre as questões referentes ao gênero e o sexo, perpassando brevemente (por ser um campo amplo de debate) pela sexualidade. Por meio do estudo em pauta chegamos à compreensão de que à vulnerabilidade de grupos excluídos do processo educacional tem como base o preconceito e a exclusão social gerado muitas vezes no espaço escolar emergindo a necessidade de um repensar o sistema Educacional e as práticas pedagógicas.