O presente trabalho teve por objetivo sensibilizar os discentes do 9o. ano da U.E. Profª Raquel Magalhães, de Parnaíba-PI, acerca da temática energia sustentável com ênfase na energia solar, envolvendo os mesmos na prática e montagem de um fogão solar. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Professora Raquel Magalhães, situada no município de Parnaíba, PI, contemplando 19 alunos do nono ano. A metodologia usada foi a aplicação de dois questionários (antes e após), a fim de avaliar o conhecimento dos alunos em relação a energia solar. Posteriormente, em sala de aula foi realizado uma palestra por bolsistas do PIBID, na qual foi exposto o tema: Energias renováveis, explanando sobre a utilização e aplicabilidade no dia a dia da sociedade, de forma a instigar a curiosidade dos alunos para a importância da energia solar. Após familiarizar os alunos sobre a temática, foi lançado a ideia da montagem de um fogão solar, que foi prontamente aceita. Os materiais utilizados foram recolhidos pelos próprios alunos em suas residências, por trata-se de materiais facilmente encontrados em casa. Os encontros para a montagem ocorreram sob a orientação dos bolsistas do PIBID, no período do contra turno das aulas, uma vez por semana durante um mês. Foram usadas duas caixas de papelão como estrutura principal para o fogão. A parte interna das caixas foi envolvida com isopor, por possuir a função de isolante térmico; na base interna da caixa foi colocado uma placa de metal, a qual funciona na absorção e concentração de calor. A caixa foi toda revestida de papel alumínio. Para direcionar os raios solares sobre a caixa foi montada uma tampa de papelão também revestida de papel alumínio. Após o término da montagem o fogão solar foi exposto na escola em uma amostra para os demais alunos e professores. Para concluir o questionário inicial foi reaplicado para a análise dos resultados. Com o intuito de compreender o que pensam os alunos acerca da temática proposta, aplicamos e analisamos 19 questionários pré-exposição e 19 questionários pós-exposição a realização das atividades. Com base nas respostas dos alunos, constatamos que eles reconhecem a importância de fontes de energia sustentável para a manutenção das atividades no planeta. No decorrer do trabalho, pode-se concluir que os discentes disseminaram seus conhecimentos com todo o colegiado, assim como com os familiares, onde foi possível observar grande desenvoltura dos mesmos quando demonstraram facilidade em expor sobre a energia solar, explicando e tirando dúvidas dos ouvintes. Na análise dos questionários aplicados antes e após as atividades, foi evidente o saber adquirido pelos alunos, tornando possível afirmar que trabalhos extra sala de aula são ferramentas excelentes que envolve e instiga os alunos a participarem ativamente das atividades, revelando bom rendimento no aprendizado.