Neste artigo, discute-se os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em uma escola da rede pública localizada no município de Mossoró/RN. O presente trabalho possui o objetivo de buscar compreender se a teoria da gestão democrática está sendo aplicada nas escolas, entender quais os meios utilizados para efetivação dessa democracia e se estes possuem resultados positivos no sistema de planejamento pedagógico da instituição. Para isso realizamos uma análise de caso, abordando a realidade da gestão escolar, incluindo opiniões e participação de pais, professores e funcionários na tomada de decisões da mesma. Nosso referencial teórico partiu dos estudos de Libâneo (2007, 2011), Paro (2002), Veiga et. al (1995, 1998), entre outros. Além do aporte teórico, utilizamos de uma pesquisa empírica com aplicação de entrevistas semiestruturadas, a mesma possui perguntas abertas e bastante flexíveis, a fim de captar a subjetividade de cada público escolhido. O desenvolvimento do estudo aponta para uma democracia limitada, onde os sujeitos têm a possibilidade de expor suas contribuições, entretanto essa participação efetivamente não gera resultados, isso reflete na organização do planejamento escolar, pois a maioria dos pais deixam de colocar em pauta suas críticas e impasses, ocasionando uma relação distanciada entre comunidade e escola. Além disso, pudemos identificar divergência entre as falas dos entrevistados, mostrando que apesar de os indivíduos afirmarem que a gestora é democrática, mas com limitações, os mesmos se desvelam desinteressados e pouco conhecem o projeto político pedagógico da instituição. Espera-se que este estudo possa contribuir para futuros debates e pesquisas mais aprofundadas nessa área.